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A ARTE DE SER AVÓ

Raquel de Queiroz

...Quarenta anos, quarenta e oito. Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem suas alegrias, as sua compensações - todos dizem isso, embora você pessoalmente, ainda não as tenha descoberto - mas acredita.

Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade.

Não de amores nem de paixão; a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, para onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas, que hoje são seus filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são mais aqueles que você recorda.

E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino que se lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ele, ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo ou decepção, se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.

Sim, tenho a certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

TECENDO FIOS 9 - POR QUE O CURRÍCULO É UM PROJETO POLÍTICO?

À medida que o currículo é encarado como peça fundamental do projeto políti­co-pedagógico, torna-se imperiosa a retomada de reflexões que constituem o ponto de partida do projeto: quem somos nós, qual é a nossa identidade como instituição, aonde pretendemos chegar, com que recursos contamos, o que é possível fazer para potencializar ou obter a base material e humana necessária à realização do projeto que defendemos? Essas reflexões são fundamentais, mas,  é preciso frisar uma delas: a que diz respeito às finalida­des da educação, aquela  que vai  nortear o currículo.
Quando se fala em finalidades da educação, várias são as referências. Tem-se desde as representadas pelos documentos oficiais, a exemplo da Constituição, da LDB, do Plano Nacional da Educação e diretrizes curriculares nacionais, até aquelas providas por ideólogos e estudiosos de diferentes posições.Nesses referências vamos  encontrar idéias consensuais e contraditórias. È preciso  identificar  nessas idéias ,aquelas que  defendem as finalidades da educação  como forma de ampliar e aprofundar as condições de cidadania.

Uma outra fonte de inspiração atualmente muito citada, quando se fala em finalidades da educação: o Relatório da UNESCO, elaborado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, onde se encontram destacados quatro pilares tidos como essenciais a um novo conceito de educação: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

Portanto, é necessário reconhecer que a realização do projeto político  pedagógico que visa à ampliação do dever de educar obriga-nos a fazer uma conversão: sair dos limites da concepção de currículo como seleção e organização de conteúdos intelectuais, ainda que estes abranjam os diversos âmbitos das ciências, das artes e das tecnologias, para vislumbrar outro formato condizente com as exigências da sociedade moderna.

2 comentários:

  1. Oi ângela. Estamos ficando craques nesses curriculos. Gostaria de colocar alguns vídeos do jeito que vc coloca os seus. Quem te ajudou pode me ajudar? já tentei de tudo e não deu certo. Obrigado. Ah, acabei hoje o meu ensaio de CTS. Ufa!
    Obrigado: Se puder me responder: paullus_nte48@yahoo.com.br.

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  2. Precisamos mesmo fazer uma reconversão e assumir o currículo como questão política. Parabéns pela densidade de sua reflexão!

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